Rodrigo Oliveira   I   25.05.16

CEMIG explica interrupções de energia e propõe estudo para melhorias no abastecimento do município

Convidados pelos vereadores, técnicos da concessionária estiveram no plenário para reunião com objetivo de evitar longos períodos sem eletricidade

Plenário durante reunião que envolveu os membros do Legislativo e os representantes da CEMIG: Marcionílio da Cruz, técnico de manutenção; Diovane Mesquita, técnico supervisor; Edson Lima Campos, técnico administrativo do Poder Público; e Rodrigo Otávio Coelho, técnico supervisor do Poder Público.

Membros do Legislativo Municipal estiveram reunidos no plenário da Câmara, na última quinta-feira (19), com os representantes regionais da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais S.A), os senhores Marcionílio da Cruz, técnico de manutenção; Diovane Mesquita, técnico supervisor; Edson Lima Campos, técnico administrativo do Poder Público; e Rodrigo Otávio Coelho, técnico supervisor do Poder Público. Como pauta do encontro, foram discutidas as interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica, a demora no seu restabelecimento e ainda soluções para um melhor desempenho do serviço prestado pela concessionária.

Atendendo aos apelos da comunidade, os vereadores informaram aos técnicos sobre a fragilidade do sistema elétrico no município, principalmente em determinados bairros, como Tebas, Estação e Antônio Vieira (Lava-pés), além de localidades rurais. De acordo com os técnicos da concessionária, as equipes de reparo se empenham ao máximo para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, mas há fatores ambientais aos quais o sistema encontra-se sujeito, como raios, pássaros que danificam as redes elétricas e mesmo queda de árvores, que podem ocasionalmente interromper o fornecimento de energia.

Sobre a demora no restabelecimento de energia, um deles ocorrido no mês de fevereiro, segundo os vereadores, os técnicos apresentaram uma planilha contendo o registro das diversas ocorrências no sistema da CEMIG e explicaram como são realizados os atendimentos a depender da gravidade do dano no sistema elétrico.

De acordo com os representantes da concessionária, as reclamações apresentadas pelos membros do Legislativo serão estudadas para a proposição das soluções possíveis que podem incluir o acionamento de equipes para podas próximas à rede elétrica, atendimentos preventivos visando evitar interrupções acidentais de energia e ainda um estudo para melhorias no sistema elétrico com instalação de equipamentos para melhor seletividade e proteção dos circuitos.

Entendendo o Sistema Elétrico

O município de Passa Vinte tem seu suprimento de energia elétrica transmitido através de uma linha principal que parte da cidade de Liberdade numa extensão de aproximadamente 25 km. O caminho percorrido por esta linha encontra-se em terreno, em sua maioria, de difícil acesso e muitas vezes longe da estrada de acesso principal, o que dificulta a manutenção em casos emergenciais.

A concessionária disponibiliza ainda outras duas opções para o fornecimento de energia no município. A primeira parte da cidade de Liberdade e chega a Passa Vinte depois de passar pelo município de Santa Rita de Jacutinga. A segunda opção de fornecimento - utilizada somente em casos de extrema necessidade - parte da cidade de Minduri, atravessa os municípios de Andrelândia, Arantina, Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga para finalmente chegar em Passa Vinte.

A cidade conta ainda com um sistema automático de restabelecimento de energia. Um equipamento de proteção instalado na entrada da cidade detecta a baixa tensão na rede ou até mesmo a sua ausência total - que pode ser ocasionada por qualquer defeito elétrico -, desliga o circuito primário de fornecimento e aciona automaticamente o equipamento que abastece a cidade por meio da segunda opção de fornecimento de energia.

GALERIA DE IMAGENS