Rodrigo Oliveira  I  05 fevereiro 2013 - 22:58:10

Sessão extraordinária abre os trabalhos do legislativo em 2013

Com a presença dos nove membros, a primeira reunião contou com a participação da Emater/MG e votou as Comissões da Câmara para o exercício de 2013

Vereadores atentos aos números do relatório 2012, da Emater.

A reunião foi declarada aberta pelo presidente da Câmara, o vereador Welington Guilherme, e seguiu com a demonstração do relatório anual da Emater de Passa Vinte, apresentada pelo senhor Agnaldo Vieira de Sá, representante da instituição no município. Entre outros números, Agnaldo explicou o que é e como funciona a Emater nos municípios e estados e destacou a sua importância para Passa Vinte, já que no ano de 2012, segundo relatório apresentado, ela foi responsável por uma arrecadação de quase R$ 768 mil reais para o município.

Participação do extensionista agropecuário, Agnaldo Vieira.

​A Emater/MG vem promovendo o desenvolvimento rural e sustentável por meio de ações de assistência técnica e extensão rural para promover o fortalecimento da agricultura familiar. "37,47% da população em Passa Vinte é rural, sendo que os principais produtos agropecuários são leite, milho, feijão, mandioca e banana", lembrou Agnaldo, destacando a importância da Emater/MG em Passa Vinte.

Após a apresentação, dando continuidade aos trabalhos, o presidente colocou em votação a portaria 003/2013, que dispõe sobre o calendário das reuniões ordinárias da casa e com a qual todos os vereadores estavam de acordo. Confira o calendário.

Em seguida, foi apresentada a portaria 004/2013, que estabelece regras sobre a vestimenta usada pelos vereadores durante as sessões da Câmara. De acordo com a portaria, o vereador não poderia adentrar as dependências da Câmara sem que estivesse trajando terno e gravata, o que gerou alguns questionamentos. A portaria, de acordo com o presidente da casa, será então revista e colocada novamente em votação.

Presidente Welington durante leitura da Resolução 002/13

Sobre a portaria 005/2013 - dispõe sobre as comissões permanentes da Câmara - todos os membros foram favoráveis. Veja as Comissões. Finalizando a ordem do dia, não houve votos contrários à Resolução 002/2013, que dispõe sobre as regras para o cálculo da remuneração mensal dos vereadores da Câmara de Passa Vinte.

Finalizando a pauta do dia, o presidente ainda informou aos presentes que o novo veículo do legislativo passará a ser guardado nas dependências da própria Câmara, após uma reforma na garagem, e que, à partir de março, a Câmara contará com um novo serviço de contabilidade.​​​