Rodrigo Oliveira  I  03 maio 2013 - 23:58:59

Vereadores participam de solenidade que marca o início das obras do asfalto de Passa Vinte à divisa do estado do RJ

Com a ligação do município à malha rodoviária dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o desenvolvimento poderá finalmente chegar a Passa Vinte

Vereadores e autoridades passavintenses, Nelson Reis (DER/MG), secretário de governo Danilo de Castro e deputado Duarte Bechir exibem ordem de serviço assinada.

​​​​"Não tenho palavras para expressar minha satisfação de receber em um município pequeno como o nosso, autoridades tão ilustres como a que temos aqui hoje em Passa Vinte".

Estas foram as palavras do prefeito de Passa Vinte, Beto Martins, na manhã de quinta-feira (02), ao se referir ao Deputado Estadual Duarte Bechir (PSD) e ao Secretário de Governo do Estado, Danilo de Castro, que estiveram presentes no município para entregar nas mãos do prefeito a ordem de serviço que dá início às obras do asfalto que irá ligar a cidade de Passa Vinte até a divisa com o estado do Rio de Janeiro, numa extensão de 5 km.

Secretário Danilo de Castro, prefeito de Passa Vinte, Beto Martins, e deputado Duarte Bechir (PSD).

​​​​​​Ao se dirigir ao público presente, o deputado Bechir homenageou o governo de Minas e ressaltou a satisfação de estar em Passa Vinte. "Quero render minhas homenagens ao governo de Minas, agradecer por esta obra importante e dizer que é prazeroso estar aqui comemorando um dia especial como este e que irá mudar a história dessa região", afirmou o deputado.

Já o secretário Danilo de Castro expressou seu carinho pela cidade de Passa Vinte e destacou os esforços do governo de Minas para ligar as cidades do estado com asfalto, através do programa Proacesso. "Hoje, além de concluir aqui

​​​as obras do Proacesso, estamos também lançando essa estrada que liga Passa Vinte ao estado do Rio de Janeiro e que é motivo de muita alegria para o povo de Passa Vinte que aguardava esse instante com muita expectativa", destacou o secretário.

Melhor para a população de Passa Vinte que poderá usufruir de rodovias pavimentadas, com mais conforto e sem ter que se preocupar com as precárias condições das estradas, principalmente na época das chuvas.​​

​​Otimista, o vereador Leonardo Domingues (PSL) aguarda com muita expectativa a conclusão das obras. "O povo de Passa Vinte acaba de conquistar uma grande vitória. Nós nos sentimos muito felizes com isso e agradecemos de coração ao governador Anastasia, ao deputado Duarte Bechir e a todos que estiveram empenhados nesta obra", afirmou.

​Natural de Passa Vinte e em seu segundo mandato consecutivo, o vereador Rogério Leandro (PSB) também espera novos rumos para Passa Vinte. De acordo com o vereador, o asfalto é uma conquista sonhada pela população passavintense há muito tempo e foi sempre adiada. "O asfalto era uma

Vereador Leonardo Domingues e Danilo de Castro.

ilusão ​​desde que eu era criança e algumas pessoas diziam que esse sonho nunca seria realidade. Hoje, no entanto, temos aqui pessoas responsáveis e que nos trazem uma nova realidade. Nós temos muito que agradecer ao governo do estado", afirmou Rogério.

​​Além das autoridades estaduais, também estiveram no evento representantes do legislativo e executivo das cidades vizinhas do município de Passa Vinte e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

Elevada à categoria de município desde 1953, Passa Vinte é um dos últimos municípios da região que ainda não possui as principais estradas de acesso pavimentadas, o que torna difícil o seu desenvolvimento econômico. Nos últimos anos, a cidade viu perder muitos de seus habitantes que se viram forçados a buscar oportunidades em cidades vizinhas. A prefeitura é hoje a maior empregadora do município.

​​O turismo também é outro ponto que sai perdendo com a falta do acesso adequado. Há muito se sabe que Passa Vinte possui potencial turístico elevado, no entanto, não há como expandi-lo e trazer visitantes sem que haja um investimento mínimo. Há carência de restaurantes, hotéis, pousadas e, claro, estradas em boas condições.

Com o início das obras do asfalto e no que depender do otimismo das autoridades e do público presente, essa realidade poderá ser, em breve, coisa do passado. Os dias de viagens por estradas esburacadas e empoeiradas poderão dar lugar a viagens mais confortáveis, menos

Entre o público presente, autoridades de cidades vizinhas.

​cansativas e, sobretudo, mais rápidas.