Rodrigo Oliveira  I  29 de agosto - 21:35:28​

Câmara de vereadores devolve R$ 7,3 mil ao Executivo para investimentos em segurança

Recursos foram destinados à instalação de câmeras de segurança que, posicionadas em locais estratégicos, terão a função de monitorar o ambiente e coibir furtos a comércios, no centro da cidade

Sugestão do Legislativo foi que o município utilizasse o valor para investimentos em segurança pública.

A Câmara de Vereadores de Passa Vinte devolveu aos cofres do Executivo Municipal, na segunda-feira (04), o montante de R$ 7,3 mil que, sugeridos ao prefeito pelo presidente Antonio Marcos de Almeida e em comum acordo com o plenário da Casa, foram investidos em segurança pública no município e custearam a instalação de câmeras que compõem um circuito fechado de TV que irá monitorar o centro da cidade permanentemente. A implantação do sistema de vigilância foi adotada pelo Executivo após a ocorrência de furtos envolvendo comércios em torno da Praça Major Francisco Cândido Alves e dos quiosques da Praça de Alimentação, no centro da cidade.

O valor devolvido é parte do recurso anual recebido pelo Legislativo, de acordo com o estabelecido na Constituição

Federal, e que constava em seu fluxo financeiro. A Câmara optou por antecipar a devolução de parte dos seus repasses ao Executivo para custear a aquisição dos equipamentos. Todavia, isso não significa que a Câmara tenha que aplicar seus recursos em ações administrativas pertinentes ao Executivo, como a realização de obras ou custeio para aquisição de bens ou serviços. "O que fizemos foi antecipar parte da devolução dos repasses recebidos pela Câmara ao Executivo, o que normalmente é feito somente no final do exercício financeiro, quando não utilizamos cem por cento desses repasses. Mas, nesse caso, para ajudarmos o Executivo e atendermos às solicitações da comunidade, optamos por antecipar parte dessa devolução e sugerimos ao prefeito que o valor custeasse os equipamentos", explicou o presidente Antônio Marcos de Almeida.

Para o vereador Magno Faisther, ao optar pelo sistema de vigilância, o Executivo adotou uma medida acertada e a Câmara, por sua vez, deu sua contribuição para uma maior segurança aos cidadãos. "Tenho certeza que a atitude tomada pela Câmara foi de grande valia ao município, não só pela preocupação que os vereadores têm, mas pela cobrança que havia da comunidade e também pela necessidade de se inibir furtos como os que vinham ocorrendo", afirmou.

Os vereadores Leonardo Domingues, Welington Guilherme e José de Mesquita em sessão ordinária.