Rodrigo Oliveira  I  17 de outubro - 23:47:12​

Em Belo Horizonte, vereadores reivindicam água de qualidade, estradas pavimentadas e segurança pública para o município de Passa Vinte

Viagens à capital tem balanço positivo na opinião do vereador e presidente da Câmara de Passa Vinte, Welington Guilherme

Vereadores durante encontro no gabinete do Deputado Estadual Duarte Bechir (PSD), em Belo Horizonte.

Foto: divulgação internet

Secretário de governo Danilo de Castro: reivindicações serão atendidas.

Durante encontro com o secretário do governador Antonio Anastasia, Danilo de Castro, no dia 11 de setembro, em Belo Horizonte, os vereadores da Câmara de Passa Vinte apresentaram reivindicações de melhorias para o município como, por exemplo, a agilidade na conclusão dos dois trechos das obras do asfalto para Passa Vinte, maior assistência aos motoristas que trafegam pelos trechos em obras durante o período das chuvas e uma viatura para suprir o Destacamento da Polícia Militar.

As reivindicações refletem bem as necessidades atuais do município, uma vez que o Destacamento Policial conta apenas com um veículo cedido pela prefeitura, sem as características próprias de uma viatura policial, e as obras do asfaltamento da MG-457 e do trecho que liga a sede do município à divisa do estado do Rio de Janeiro se encontram em ritmo lento, sendo que muitos veículos frequentemente encontram dificuldades para transitar.

É o preço que se paga, já que as obras, por si só, causam transtornos, mas, de acordo com o presidente Welington Guilherme, a empresa responsável não só deveria aumentar o ritmo de trabalho, mas também dar mais assistência aos motoristas principalmente durante o período das chuvas. ”Eles mexem na estrada toda, não terminam e nos deixam sem assistência. O trecho Passa Vinte – Barreira é o que está mais paralisado. Nós pedimos providências para que as obras andem mais rápido e que a empresa Engetran dê assistência aos veículos que acabam ficando atolados no barro. Exemplo disso, temos o trecho próximo da fábrica de doces, onde ninguém conseguia subir e diversos veículos ficaram impossibilitados de passar”, explicou o vereador Welington afirmando ainda que o secretário prometeu providências para todas as reivindicações.

Deputado Duarte Bechir, prefeito Humberto Martins, presidente da Copasa Ricardo Simões e os vereadores Rogério Leandro e Welington Guilherme durante reunião.

Já no dia 30, os vereadores Welington Guilherme e Rogério Leandro, o prefeito de Passa Vinte, Humberto Martins, e o deputado Duarte Bechir (PSD), estiveram com o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Ricardo Simões, para saber quando e como se darão os trabalhos da empresa no município. “As pessoas sempre nos perguntavam quando a COPASA finalmente viria para o município. Recentemente, eles começaram a perfurar poços na cidade, então nos dirigimos ao presidente Ricardo Simões para saber como será esse procedimento e quando a população poderá contar finalmente com água de qualidade”, explicou o vereador Welington.

Segundo Ricardo Simões, o primeiro passo será perfurar os poços e encontrar água com volume suficiente para distribuí-la à população. A seguir, virá a construção da estação de tratamento da água que, neste caso, será realizada por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação.

A princípio, a água tratada seria distribuída para a população através da canalização já existente e sem custos. Somente após a instalação de nova tubulação e colocação dos hidrômetros é que a população começaria a pagar pelo serviço. “O objetivo principal deles [COPASA] é tirar logo essa água ruim e fornecer a água potável e de qualidade à população. Somente depois é que viriam hidrômetros e tarifas”, completou o vereador Welington.

Embora a perfuração dos poços já tenha começado, a COPASA, no entanto, não informou quando cada etapa do projeto será efetivamente concluída. Informou apenas que a licitação para a construção da estação de tratamento da água deverá ficar pronta em meados de outubro.

Durante a estadia na capital, os vereadores ainda discutiram com o deputado Duarte Bechir sobre a retomada do programa de eletrificação rural no município e estiveram com o diretor-geral do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG), Alexandro Moks, onde o assunto foi a regularização dos documentos de propriedade de terras e imóveis no município de Passa Vinte.

O último compromisso da viagem à capital ficou por conta da cerimônia de entrega de uma motoniveladora patrol nova para o município, onde estiveram presentes os vereadores Welington Guilherme e Rogério Leandro, o prefeito de Passa Vinte, Humberto Martins, e o secretário municipal de desenvolvimento rural, Renilton Rezende.

“O balanço que eu faço dessas duas viagens a Belo Horizonte é positivo. Nossa ida lá foi muito proveitosa. Nós trouxemos respostas e também resultados”, afirmou o vereador e presidente Welington Guilherme.

Opinião semelhante é compartilhada pelo vereador João Leonardo. “Não estamos passeando em Belo Horizonte, estamos é buscando recursos. Esse papel não é apenas do prefeito, mas do vereador também. Nós estamos trabalhando em prol do município”, concluiu o vereador.

Secretário de desenvolvimento Renilton Rezende e vereadores Rogério e Welington durante cerimônia de entrega da máquina.