Notícias

Rodrigo Oliveira  I  17 de outubro - 23:47:12​

Em Belo Horizonte, vereadores reivindicam água de qualidade, estradas pavimentadas e segurança pública para o município de Passa Vinte

Viagens à capital tem balanço positivo na opinião do vereador e presidente da Câmara de Passa Vinte, Welington Guilherme

Vereadores durante encontro no gabinete do Deputado Estadual Duarte Bechir (PSD), em Belo Horizonte.

Foto: divulgação internet

Secretário de governo Danilo de Castro: reivindicações serão atendidas.

Durante encontro com o secretário do governador Antonio Anastasia, Danilo de Castro, no dia 11 de setembro, em Belo Horizonte, os vereadores da Câmara de Passa Vinte apresentaram reivindicações de melhorias para o município como, por exemplo, a agilidade na conclusão dos dois trechos das obras do asfalto para Passa Vinte, maior assistência aos motoristas que trafegam pelos trechos em obras durante o período das chuvas e uma viatura para suprir o Destacamento da Polícia Militar.

 

As reivindicações refletem bem as necessidades atuais do município, uma vez que o Destacamento Policial conta apenas com um veículo cedido pela prefeitura, sem as características próprias de uma viatura policial, e as obras do asfaltamento da MG-457 e do trecho que liga a sede do município à divisa do estado do Rio de Janeiro se encontram em ritmo lento, sendo que muitos veículos frequentemente encontram dificuldades para transitar.

É o preço que se paga, já que as obras, por si só, causam transtornos, mas, de acordo com o presidente Welington Guilherme, a empresa responsável não só deveria aumentar o ritmo de trabalho, mas também dar mais assistência aos motoristas principalmente durante o período das chuvas. ”Eles mexem na estrada toda, não terminam e nos deixam sem assistência. O trecho Passa Vinte – Barreira é o que está mais paralisado. Nós pedimos providências para que as obras andem mais rápido e que a empresa Engetran dê assistência aos veículos que acabam ficando atolados no barro. Exemplo disso, temos o trecho próximo da fábrica de doces, onde ninguém conseguia subir e diversos veículos ficaram impossibilitados de passar”, explicou o vereador Welington afirmando ainda que o secretário prometeu providências para todas as reivindicações.

Deputado Duarte Bechir, prefeito Humberto Martins, presidente da Copasa Ricardo Simões e os vereadores Rogério Leandro e Welington Guilherme durante reunião.

Já no dia 30, os vereadores Welington Guilherme e Rogério Leandro, o prefeito de Passa Vinte, Humberto Martins, e o deputado Duarte Bechir (PSD), estiveram com o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Ricardo Simões, para saber quando e como se darão os trabalhos da empresa no município. “As pessoas sempre nos perguntavam quando a COPASA finalmente viria para o município. Recentemente, eles começaram a perfurar poços na cidade, então nos dirigimos ao presidente Ricardo Simões para saber como será esse procedimento e quando a população poderá contar finalmente com água de qualidade”, explicou o vereador Welington.

 

Segundo Ricardo Simões, o primeiro passo será perfurar os poços e encontrar água com volume suficiente para distribuí-la à população. A seguir, virá a construção da estação de tratamento da água que, neste caso, será realizada por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação.

A princípio, a água tratada seria distribuída para a população através da canalização já existente e sem custos. Somente após a instalação de nova tubulação e colocação dos hidrômetros é que a população começaria a pagar pelo serviço. “O objetivo principal deles [COPASA] é tirar logo essa água ruim e fornecer a água potável e de qualidade à população. Somente depois é que viriam hidrômetros e tarifas”, completou o vereador Welington.

 

Embora a perfuração dos poços já tenha começado, a COPASA, no entanto, não informou quando cada etapa do projeto será efetivamente concluída. Informou apenas que a licitação para a construção da estação de tratamento da água deverá ficar pronta em meados de outubro.

 

Durante a estadia na capital, os vereadores ainda discutiram com o deputado Duarte Bechir sobre a retomada do programa de eletrificação rural no município e estiveram com o diretor-geral do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG), Alexandro Moks, onde o assunto foi a regularização dos documentos de propriedade de terras e imóveis no município de Passa Vinte.

O último compromisso da viagem à capital ficou por conta da cerimônia de entrega de uma motoniveladora patrol nova para o município, onde estiveram presentes os vereadores Welington Guilherme e Rogério Leandro, o prefeito de Passa Vinte, Humberto Martins, e o secretário municipal de desenvolvimento rural, Renilton Rezende.

 

“O balanço que eu faço dessas duas viagens a Belo Horizonte é positivo. Nossa ida lá foi muito proveitosa. Nós trouxemos respostas e também resultados”, afirmou o vereador e presidente Welington Guilherme.

 

Opinião semelhante é compartilhada pelo vereador João Leonardo. “Não estamos passeando em Belo Horizonte, estamos é buscando recursos. Esse papel não é apenas do prefeito, mas do vereador também. Nós estamos trabalhando em prol do município”, concluiu o vereador.

Secretário de desenvolvimento Renilton Rezende e vereadores Rogério e Welington durante cerimônia de entrega da máquina.

Este Legislativo Municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Passa Vinte. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Este site está em constante atualização e melhoria. 

Câmara Municipal de Passa Vinte - Rua da Liberdade, 155 - Passa Vinte - Minas Gerais - Brasil - CEP 37.330-000

Tel/Fax.: (32) 3295-1178 - Email: camarapassavinte@hotmail.com

Câmara Municipal de Passa Vinte. Copyright©2020. Todos os direitos reservados.

  • s-youtube
  • s-twitter
  • s-facebook